Estudantes precisam desenvolver estratégias para autonomia de aprendizado em casa

ENSINO Data de Publicação: 25 mar 2020 15:54 Data de Atualização: 25 mar 2020 16:02

Com a manutenção do semestre letivo com ensino a distância, estudantes e docentes estão adaptando-se para as aulas on-line. Enquanto professoras e professores recebem a capacitação necessária para isso, quem está “do outro lado” também tem que "aprender a aprender" de uma forma diferente.

Apesar de os cursos a distância já serem bem disseminados, o distanciamento social faz com que as horas de aprendizado disputem com horas de ociosidade ou de atenção aos familiares que estão ao redor. Por isso, a Coordenadoria Pedagógica do Câmpus Florianópolis elaborou um pequeno manual de orientações, dicas e estratégias para esse período.

São quatro estratégias básicas: organização do tempo; estratégias para qualificar a organização do tempo; para melhorar a concentração; e para leituras e registros.

Estratégias para organização do tempo

• Este é o momento de explorar a interação via redes sociais. Reserve um horário para manter contato com os amigos e familiares durante o período de distanciamento social.

• Procure manter-se informado sobre o que está ocorrendo no Brasil e no mundo. Mas, cuidado. O excesso de informações pode causar ansiedade. Inclua visitas diárias aos canais de comunicação do IFSC (sites e redes sociais). Reserve também um horário do dia para isso.

• Filmes, livros são ótimos companheiros. Também é possível se atualizar nas séries tão desejadas, mas lembre-se de dividir o tempo com outras atividades. Maratonar apenas quando estudos e demais obrigações estiverem em dia!

• Aproveite para fazer ou aprender algo (em casa, claro!) para o qual nunca sobrava tempo. Trabalhos manuais e novas receitas são ótimos passatempos!

• Escreva sobre o que está ocorrendo, registre seus sentimentos e observações sobre este momento na sua vida.

• Sobre os estudos, reserve uma parte do dia para acessar os materiais disponibilizados pelos professores e realizar as atividades solicitadas. Uma dica é usar o mesmo período que você estava acostumado. Por exemplo, se você costumava ter aulas durante toda a manhã, reserve a agenda das 8h às 11h30min, pelo menos, para estudar e fazer as atividades.

Estratégias para qualificar a organização do tempo para os estudos

• Utilize agenda e/ou calendário para se atentar aos prazos de entrega dos trabalhos.

• Delimite metas/compromissos de estudo, criando uma rotina.

• Elabore um registro visual, como um quadro organizacional de estudos, incluindo atividades habituais como almoço, horário de aula, atividade física e lazer, prevendo seus horários.

Estratégias para melhorar a concentração

• Tente estudar em locais que não tenham interferências para a sua concentração (celular, televisão, etc).

• Comece seus estudos com curtos intervalos de tempo e aumente-os progressivamente, conforme sua necessidade

• Organize seu local de estudo.

• Conheça seus estilos de aprendizagem (auditivo, visual e/ou cinestésico) para adequar suas estratégias de estudos.

Estratégias de leitura e registros

• Realize uma primeira leitura do texto, grifando informações importantes. Se possível, refazer nova leitura ou reler os grifos. Sinalizar os trechos de difícil compreensão.

• Releia quantas vezes for necessário esses trechos, num ritmo mais pausado, identificando os assuntos que precisarão ser previamente estudados.

• Não apague seus registros e anotações, mesmo que os julgue “sem sentido” num primeiro momento. Deixe para reavaliá-los posteriormente, no exercício de reorganização dos seus registros preliminares.

• Retome os estudos dos assuntos que são pré-requisitos e reavalie as anotações.

• Procure elaborar uma síntese deste material e, se possível, inclua opiniões a respeito do tema abordado.

• Sinta-se autor dos seus registros, tornando o conhecimento SEU. A partir dos seus registros, tente explicar para si mesmo aquilo que compreendeu sobre o tema.

• Utilize os recursos do SIGAA/Moodle para esclarecer suas dúvidas com o professor e interagir com seus colegas. As redes sociais também poderão ser usadas para essa interação.

• Revise o conteúdo, realize exercícios e anote suas dúvidas. Reveja os erros e entenda as dúvidas. Só passe para o tópico seguinte quando dominar o que já está estudando.

• Domine conceitos básicos antes de pensar no mais complicado. É do simples que se chega ao mais complexo, por isso há sequências nos conteúdos trabalhados.

ENSINO NEWS