Câmpus Florianópolis abre cadastro para o programa de dignidade menstrual

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 07 ago 2024 16:46 Data de Atualização: 08 ago 2024 16:46

O Câmpus Florianópolis realiza em 16 de agosto as primeiras atividades locais do Programa de Dignidade Menstrual do IFSC. Serão entregues absorventes para estudantes do câmpus que fizerem cadastro previamente por meio de formulário online. A entrega será na sala de reuniões do hall de entrada nos três períodos de aula (das 11h30 às 12h30, das 17h30 às 18h30 e das 20h20 às 20h40).

-> Acesse o formulário para cadastro no programa de dignidade menstrual do Câmpus Florianópolis

Na oportunidade, a equipe do programa no câmpus também vai em cada turno apresentar a iniciativa aos estudantes, orientar sobre o seu funcionamento e divulgar  informações.

O programa de dignidade menstrual no câmpus conta com um grupo multidisciplinar: servidores do setor de saúde, da assistência estudantil, do Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) e do setor pedagógico, além de professores dos cursos de Enfermagem e de Radiologia. “Buscaremos oferecer oficinas, rodas de conversa sobre temas de interesse e necessidade para auxiliar na temática”, explica a pedagoga Maria Luísa Hilleshein de Souza.

O Programa de Dignidade Menstrual do IFSC busca garantir o direito à segurança e condições básicas de cuidado e de higiene das pessoas que menstruam - meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias. Pelo programa do IFSC, estudantes que menstruam têm direito a retirar três pacotes de absorventes a cada dois meses.

O governo federal também possui um programa de dignidade menstrual, coordenado pelo Ministério da Saúde, com entrega de absorventes por meio da Farmácia Popular. Para acessar esse serviço, a pessoa precisa ter entre 10 e 49 anos, estar cadastrada no no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), atender a critérios de renda e estar matriculada em escola pública ou em situação de rua ou, ainda, recolhida em unidade do sistema prisional ou cumprindo medida socioeducativa.

No caso do programa do IFSC, não há esses pré-requisitos, mas a prioridade é para pessoas não atendidas pelo programa do governo federal. “Vamos orientar que quem esteja nos critérios do programa do governo faça a retirada pela Farmácia Popular. Assim, conseguiremos atender pessoas em diferentes frentes”, diz Maria Luísa. O Câmpus Florianópolis terá condições de atender cerca de 300 estudantes que menstruam.

Para saber mais, acesse a página do Programa de Dignidade Menstrual do IFSC.

INSTITUCIONAL CÂMPUS FLORIANÓPOLIS