EVENTOS Data de Publicação: 11 out 2024 11:42 Data de Atualização: 11 out 2024 12:56
É hora de priorizar a saúde mental no local de trabalho. O tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, lembrado nesta quinta-feira, 10 de outubro, chama atenção para a importância de discutir o assunto em ambientes profissionais. No Câmpus Joinville, a Coordenadoria Pedagógica realizou uma programação nos três turnos, para possibilitar a participação de servidores e alunos.
Foram três palestras, uma mesa-redonda e uma oficina cultural com convidados externos. De acordo com o coordenador pedagógico, Raphael Henrique Travia, a programação organizada pela equipe foi pensada no sentido de mostrar a alunos e servidores que ninguém está sozinho e que, quando as questões extrapolam as possibilidades de atendimento na escola, existem os serviços públicos.
“A psicologia escolar não vai resolver todas as questões de saúde mental que aparecem no dia a dia, por isso precisamos articular parcerias com as políticas públicas de saúde e assistência social existentes, trazer profissionais da saúde mental para dentro da escola para discutir este tema e mostrar os serviços que existem no SUS e como acessá-los”, explica.
As atividades foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no canal do Câmpus Joinville no YouTube.
- Palestra: Resgate histórico da Rede de Atenção Psicossocial de Joinville | Sandra Lúcia Vitorino, psicóloga e servidora pública aposentada da Prefeitura de Joinville
- Palestra: Desafios e perspectivas da política pública de saúde mental em Joinville | Ana Caroline Giacomini, psicóloga e coordenadora municipal de Saúde Mental em Joinville
- Mesa-redonda: Saúde mental para alunos e professores | Vanessa Bencz, jornalista e escritora, e Allan Henrique Gomes, doutor em psicologia e professor universitário
- Oficina terapêutica e apresentação cultural: Clave de SOIS - a música enquanto recurso terapêutico | Cristiane Regina Tavares, terapeuta ocupacional, e usuários dos Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS)
- Palestra: Precisamos falar sobre o uso prejudicial de álcool e outras drogas | Ieda Nicole Bordignon, psicóloga - Núcleo de Psicólogos da Associação Empresarial de Joinville (Acij)
O tema volta a ser trabalhado no dia 19 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT). Os estudantes do curso de Psicologia da Univille que fazem estágio na Coordenadoria Pedagógica, Eduarda Rodrigues, Frederico Duprat e Leticia Fernandes, vão apresentar a oficina Boas práticas em saúde mental, com mediação da psicóloga escolar do câmpus, Cristina Folster.