Câmpus Xanxerê arrecada quase 300 quilos de tampinhas plásticas

EXTENSÃO Data de Publicação: 13 nov 2024 11:19 Data de Atualização: 13 nov 2024 11:43

Os estudantes e servidores do Câmpus Xanxerê do IFSC arrecadaram tampinhas plásticas entre 12 de agosto e 14 de outubro deste ano, durante a Maratona IFSC - Tampinhas do Bem. Os estudantes também empenharam familiares e conhecidos na coleta e o total arrecadado foi de mais de 292 kg. A organização foi da Comissão IFSC Sustentável.

A Comissão IFSC Sustentável afirma que a temática do projeto "Tampinhas para revitalização dos espaços verdes de convivência entre os alunos do IFSC" tem como objetivo geral o estímulo e a conscientização de alunos e familiares sobre a importância do destino correto do material plástico por meio da reciclagem.

Para impulsionar o programa, a Comissão organizou novamente em 2024 a "Maratona IFSC - Tampinhas do Bem", com o objetivo de arrecadar tampinhas plásticas entre as turmas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e o curso superior de bacharelado em Engenharia Mecânica, com apoio de colaboradores terceirizados, técnicos administrativos e docentes.

A equipe vencedora da maratona foi "Engessustentável", com a participação de estudantes de diversas fases do curso superior de bacharelado em Engenharia Mecânica e docentes, que arrecadou 93,8 kg.  Para a pesagem, a comissão contou com a colaboração da empresa Alcaplas, voltada à transformação de aparas plásticas em polímeros com sede em Xanxerê e parceira do câmpus.

"O material arrecadado foi direcionado para destino ambientalmente correto, incentivando o ciclo do plástico, o qual passará por processo de reciclagem e transformação em um novo produto. A comissão mantém a coleta de tampinhas no câmpus o ano inteiro, pois cada "tampa plástica" coletada indica uma maior compreensão da importância de atitudes corretas. As atitudes de cidadania e de civilidade fazem um mundo melhor, e devemos ser a mudança que queremos neste mundo", afirmam as servidoras Andreia Medianeira Pedrolo Weber da Silva e Thaise Orso, da Comissão IFSC Sustentável.

EXTENSÃO EVENTOS CÂMPUS XANXERÊ