Câmpus Xanxerê receberá medalha de mérito do Corpo de Bombeiros

ENSINO Data de Publicação: 28 ago 2024 10:33 Data de Atualização: 28 ago 2024 11:03

O Câmpus Xanxerê do IFSC receberá, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, a Medalha de Mérito Cinotécnico. A entrega da medalha deve ser no mês de novembro, no Corpo de Bombeiros de Xanxerê. 

A corporação concede a medalha em reconhecimento ao destaque de entidades que realizam de ações de reais benefícios para a construção e desenvolvimento da doutrina de cinotecnia no Estado de Santa Catarina.

No caso do IFSC foi em razão da “parceria na elaboração e execução da Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais, que eleva o nível da atividade, principalmente com o uso de cães, que é realizado pelo CBMSC”, destaca o capitão BM André Felipe Nunes da Silva. Segundo o capitão, em Xanxerê, apenas outras duas instituições já receberam essa premiação (Hospital São Paulo, pela parceria na execução das intervenções assistidas com os cães do CBMSC; e a Unoesc, pelo cuidado veterinário).

A Especialização em Intervenção Assistida por Animais (IAA), ofertada no Câmpus Xanxerê nos anos de 2022 a 2024, teve 25 estudantes formados. “Esta medalha é uma conquista muito importante para o câmpus e uma forma de reconhecimento a todos que colaboraram para que o curso de Especialização em IAA acontecesse”, destaca o coordenador da especialização, Antonio Luiz Gubert. 

A cinotecnia é, em linhas gerais, segundo o coordenador do curso, um conjunto de conhecimento que vai desde reprodução, manejo e treinamento de cães para atividades específicas. Uma das ações mais marcantes durante a realização do curso foi a interação realizada entre cães e servidores do câmpus. O adestrador e também aluno do curso de especialização, Vagner Pacheco Ribeiro, realizou uma intervenção com os cães Nego e Apolo e os servidores. O foco foi trabalhar a saúde mental pós pandemia, focando na relação entre animais e seres humanos como alívio de tensões.

Saiba mais sobre a especialização

O objetivo da Especialização em Intervenções Assistidas por Animais foi capacitar profissionais para a utilização das IAA como instrumento de potencialização para a evolução de pacientes com diversas patologias, bem como ferramenta de aprendizagem para crianças em instituições educacionais. IAA tem sido uma temática abordada nas diversas áreas do conhecimento, ganhando espaço pelos resultados expressivos, principalmente nos países em que essa prática se tornou institucional. 

Uma parceria foi firmada oficialmente entre IFSC e 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê para a realização do curso. Somou o fato de que os bombeiros deste Batalhão possuem destaque nacional na seleção, treinamento e capacitação de cães para resgate e salvamento.

Entre as disciplinas ofertadas pelo curso estavam: Introdução às Intervenções Assistidas por Animais; A relação sociedade-natureza e o processo de domesticação dos animais; Saúde e bem-estar animal no contexto das IAA; Metodologia da pesquisa; Seleção, aprendizagem e formação de cães, entre outras.
 

ENSINO EXTENSÃO CÂMPUS XANXERÊ