INSTITUCIONAL Data de Publicação: 12 ago 2024 17:31 Data de Atualização: 12 ago 2024 17:50
O Conselho Superior (Consup) do IFSC aprovou, nesta segunda-feira (12 de agosto), a criação de sete novos cursos para ofertas nos câmpus Tubarão, Canoinhas, Xanxerê, São Carlos, Garopaba e Joinville.
O Câmpus Tubarão terá dois novos cursos no primeiro semestre de 2025: a especialização em Inovação e Tecnologia, curso presencial com 40 vagas, noturno, e o técnico integrado em Informática, também presencial e com 40 vagas, com atividades em período integral. Será o primeiro curso técnico integrado a ser ofertado no câmpus.
Em Canoinhas também haverá oferta de curso técnico integrado em Informática, igualmente em período integral e com 40 vagas.
O ingresso dos dois cursos técnicos aprovados na reunião do Consup será por exame de classificação. Para a pós-graduação, o processo seletivo será com análise documental.
No Câmpus Xanxerê, o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será ofertado a partir de 2025.1, com 40 vagas e no período noturno. O ingresso será por vestibular ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Outros três cursos Proeja que tinham sido aprovados por resoluções ad referendum foram validados pelo Consup. O pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes da Silva, esclareceu que foi necessária a aprovação desses cursos antes da apreciação regular no Consup em função do prazo previsto para a conclusão das três ofertas, resultantes de pactuação com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). Os cursos são o técnico em Edificações/Proeja, do Câmpus São Carlos, técnico em Serviços de Restaurante e Bar/Proeja, do Câmpus Garopaba, e o técnico em Eletromecânica/Proeja, do Câmpus Joinville.
Outros assuntos
Fundações de Apoio – Representantes da Comissão Interna para Análise do Desempenho e do Relatório Anual de Gestão da Fundação de Apoio do IFSC, constituída por portaria do reitor, recomendaram a renovação da parceria com a Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc). Ao longo do ano de 2023, o IFSC assinou 13 projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação com o apoio administrativo e financeiro da Feesc. Por lei, a aprovação da renovação anual deve ser precedida por análise do relatório de gestão da fundação de apoio e aprovação do colegiado superior da instituição apoiada.
Relatório de Gestão 2023 – Os conselheiros deram início à apreciação do Relatório de Gestão relativo ao ano de 2023, apresentado pelo diretor de Gestão do Conhecimento, Oizes Vieira Mendes. Porém, dado o grande número de sugestões e questionamentos, ficou decidido que a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) irá receber as considerações por e-mail e incorporar o que for pertinente ao texto final do relatório, que voltará a ser apreciado pelo Consup numa próxima reunião.
Resoluções ad referendum – Além das resoluções 87, 88 e 89/2024, que criaram os cursos Proeja dos câmpus São Carlos, Garopaba e Joinville (ver acima), o Consup também validou outras resoluções ad referendum. A 85/2024 altera a regulamentação das atividades docentes no IFSC (Resolução 40/2023), especificamente no que diz respeito à carga horária mínima de sala de aula. O pró-reitor de Ensino, Adriano Larentes da Silva, ressaltou que esse assunto deverá ter novas alterações futuramente, em função da revogação da Portaria 983 do Ministério da Educação.
Também foram aprovadas as resoluções ad referendum 91/2024, que revogou a Política de Segurança Sanitária (Resolução 67/2022), dispositivo que vigorou durante a pandemia de Covid-19; 97/2024, que autorizou o afastamento do país do reitor Maurício Gariba Júnior; e 99/2024, que altera o cronograma do projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029.
A 88ª reunião ordinária do Consup foi transmitida ao vivo pelo canal do IFSC no YouTube. Assista às gravações: