Curso de Gastronomia alcança conceito máximo no Enade pela terceira vez

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE Data de Publicação: 07 nov 2023 16:24 Data de Atualização: 17 nov 2023 11:21

O curso superior de tecnologia (CST) em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente obteve pela terceira vez o conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O Enade tem como objetivo avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes dos cursos de graduação (presenciais ou a distância) de instituições públicas e privadas do Brasil.

“Para mim, isso demonstra que estamos no caminho certo oferecendo um curso que tem sintonia com a formação do egresso proposto pelo catálogo de cursos superiores de tecnologia do MEC [Ministério da Educação] e em consonância com o mercado de trabalho, pois nossos discentes são capazes de responder com êxito as questões da área técnica, tanto discursivas como objetivas”, comenta a coordenadora do curso, Soraya Kobarg Oliveira.

Os resultados foram divulgados em 31 de outubro pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa em Brasília. De 209 cursos de Gastronomia em todo o Brasil, apenas cinco alcançaram o conceito máximo.

O Enade foi criado para compor o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e o ciclo avaliativo deste exame acontece a cada três anos. O curso de Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente já participou em três edições do Enade desde sua criação, nos anos de 2015, 2018 e, agora, em 2022 (por conta da pandemia, a prova de 2021 foi adiada para o ano seguinte). Em todas elas, alcançou o conceito máximo.

A coordenadora Soraya Kobarg destaca que a participação do Enade envolve a procuradoria educacional institucional (PI), a coordenação de curso e os estudantes que são avaliados no exame: os ingressantes (que cursaram com êxito até 25% das unidades curriculares) e os concluintes (aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela instituição de ensino, no caso dos cursos de tecnologia).

“Esse trabalho tem o esmero de toda uma equipe. Os docentes do curso preparam aulas de reforço, os alunos são estimulados pela coordenação a fazerem a prova e a PI elaborou uma cartilha no sentido de facilitar as informações da mesma forma que acompanha no sistema o prazo das ações”, conta Soraya.

Além do CST em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, mais um curso do IFSC teve conceito 5 no Enade 2022: o superior de tecnologia em Design de Moda do Câmpus Jaraguá do Sul. Segundo a procuradora educacional institucional do IFSC, Margarete Gonçalves Macedo de Carvalho, a meta da Diretoria de Ensino, ligada à Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com os coordenadores nos câmpus, é usar os resultados para planejar ações de aperfeiçoamento da participação de estudantes neste exame, bem como os processos formativos na construção do conhecimento que o antecedem.

O curso de Gastronomia

O CST em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente forma profissionais responsáveis por conceber, planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias, atuando nas diferentes fases dos serviços de alimentação. O objetivo é capacitar os egressos a gerenciar estabelecimentos de alimentos e bebidas nos mais diversos setores, com inovação e responsabilidade social.

O mercado de trabalho para o tecnólogo em Gastronomia é amplo e inclui bares, bufês, cafés, clubes, empórios, empresas de hospedagem e restaurantes, além de atividades como processamento artesanal de alimentos e produção de refeições transportadas.

A duração do curso é de seis semestres (três anos), com aulas no período da manhã. Para ingressar nele, é necessário ter o ensino médio completo. O processo seletivo ocorre tanto por vestibular como pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Para mais informações, acesse a página do curso superior de tecnologia em Gastronomia no Guia de Cursos.

ENSINO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE