EVENTOS Data de Publicação: 29 out 2024 16:24 Data de Atualização: 03 nov 2024 09:39
Começa na próxima terça-feira, 5 de novembro, o 2º Seminário Nacional de Educação Bilíngue (Libras-Português), que terá como temática ‘Alfabetização e letramento de crianças surdas – aspectos teóricos e práticos’. O evento será nos dias 5 e 6 de novembro, no auditório da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo), em São José.
Organizado pelo IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue, em parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), o seminário que será realizado em formato presencial e on-line, conta com uma programação variada, incluindo palestras, mesa-redonda, oficinas e outras atividades, com renomados profissionais da área da educação de surdos.
Dentre eles, a Coordenadora-Geral Bilíngue na Educação Básica e Educação Superior, da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs/Secadi/MEC), Marisa Dias Lima, surda, que vai abordar aspectos como a alfabetização e o ensino de português para os estudantes surdos, sob o aporte das políticas nacionais educacionais e linguísticas.
Os objetivos do evento são compartilhar conhecimentos e metodologias relacionadas à educação de surdos, em especial, à alfabetização de crianças surdas, bem como subsidiar debates e reflexões em torno da prática pedagógica voltadas às crianças surdas.
A temática da alfabetização foi inspirada em um curso de formação para professores, oferecido pelo IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue, em parceria com a Dipebs, que atualmente está em sua segunda edição, já tendo capacitado mais de 500 profissionais da educação básica da rede pública de todo o Brasil.
Dentre os inscritos estão professores e gestores da rede pública de ensino, especialmente os participantes da 1ª e da 2ª edição do curso de alfabetização e letramentos de crianças surdas; além de estudantes e professores universitários, pesquisadores, tradutores e intérpretes de língua de sinais, comunidade surda e demais profissionais interessados na temática, totalizando 200 pessoas presenciais e 500 pessoas inscritas para acompanhrem o evento on-line.
Saiba mais em www.palhoca.ifsc.edu.br/eventos.