EVENTOS Data de Publicação: 16 out 2024 14:51 Data de Atualização: 16 out 2024 14:53
O Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Universidade de São Paulo (USP) lançou no dia 16 de setembro as inscrições e a chamada de trabalhos para a quinta edição do Congresso Internacional de Cidadania Digital, que será realizado de forma virtual de 3 a 6 de dezembro de 2024. Além das conferências, mesas-redondas, palestras e lançamento de livros, o evento reunirá acadêmicos e pesquisadores em seis grupos temáticos para apresentações orais de trabalhos. A quinta edição tem parceria do Câmpus Florianópolis do IFSC e de outras instituições vinculadas à Plataforma de Cidadania Digital (Cidig). A participação é gratuita.
Podem ser enviados resumos expandidos até 3 de novembro de 2024. Os trabalhos aprovados serão apresentados durante as sessões temáticas e publicados nos anais do evento. Para mais detalhes sobre o evento, inscrições e submissão de trabalhos, visite o site oficial do congresso: https://eventos.ifsc.edu.br/cidig/.
O coordenador científico do Atopos/USP, Massimo Di Felice, explica que o principal objetivo do congresso é apresentar e debater as produções recentes da ciência no sentido da cidadania digital, discutindo conceitos emergentes na presença dos próprios cientistas-autores envolvidos. "Teremos excelentes palestras, com representação de pesquisadores que são referência no assunto em diversos continentes", antecipou.
Os grupos de trabalho abrem espaço para acadêmicos docentes e discentes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação relatarem suas pesquisas e experiências por meio de resumo expandido. Tanto autores quanto ouvintes serão certificados conforme participação nas atividades ofertadas, com carga horária total de até 30 horas.
COP-30 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O V Congresso Internacional de Cidadania Digital: digitalização do ambiente em perspectivas transdisciplinares está alinhado aos debates globais que serão abordados na 30ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP-30), assim como aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Ao discutir a digitalização do ambiente e suas interfaces com a sustentabilidade, o Congresso debate como o uso de tecnologias digitais vem sendo implementado para mitigar os impactos ambientais, promover a preservação de ecossistemas e desenvolver soluções inovadoras para a transição energética. O Congresso dá destaque para alguns ODS, como o 13, de combate às mudanças climáticas; o 15, preservação da vida terrestre; o 7, acesso à energia limpa e sustentável; o 16, paz, justiça e instituições eficazes; o 4, educação de qualidade; e o 9, indústria, inovação e infraestrutura.