EXTENSÃO Data de Publicação: 11 out 2023 16:13 Data de Atualização: 20 out 2023 14:02
A campanha de combate à dengue conta com um novo aliado: um jogo virtual desenvolvido em Scratch. Em uma série de missões, o participante marca pontos ao evitar o acúmulo de água e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, sem ser picado pelo inseto. O objetivo é que o jogo seja usado com alunos do ensino fundamental como recurso lúdico para sensibilizar sobre a prevenção à dengue. Ao jogar, o participante também melhora destreza, coordenação motora e lógica. E como é disponibilizado em um ambiente virtual de fácil acesso, é ainda uma inicialização ao mundo da programação e da robótica.
“A ideia original veio de um projeto do semestre passado, cujo objetivo era levar noções de tecnologia de forma lúdica para alunos do 5º ano de escolas públicas. A partir dessa fase, muitas escolas começam a oferecer oficinas de robótica e programação e espaços maker. O objetivo é motivar as crianças a se engajarem nessas atividades para eventualmente optarem por uma carreira na área de tecnologia e, ao mesmo tempo, aprenderem brincando noções de saúde pública”, comenta o desenvolvedor do projeto e professor da área de Elétrica do Câmpus Joinville, Stefano Romeu Zeplin.
O jogo DengueJLLE é um aperfeiçoamento de um projeto piloto desenvolvido na Escola Municipal Pastor Hans Müller com uma turma de 5º ano, coordenado pelo professor Jeferson Luiz Curzel, também da área de Elétrica, e com apoio do estudante do curso técnico integrado em Eletroeletrônica Vitor dos Santos.
A ideia de usar a dengue como assunto para o jogo surgiu por conta do agravamento de casos da doença em Joinville. Conforme o Painel Dengue Joinville, 43.568 casos já foram confirmados neste ano, até a manhã desta quarta-feira, 11 de outubro.
As informações do jogo são baseadas em material disponível no site da Prefeitura de Joinville.