Professora apresenta trabalho em conferência internacional sobre aplicações de radiação

EVENTOS Data de Publicação: 04 jul 2024 21:49 Data de Atualização: 04 jul 2024 22:16

A professora Daiane Cristini Barbosa de Souza, coordenadora do mestrado profissional em Proteção Radiológica (MPPR) do Câmpus Florianópolis, participou da Conferência Internacional sobre Aplicações de Radiação (RAP.24), em Granada (Espanha), onde apresentou os resultados de uma dissertação que orientou no câmpus e visitou a Universidade de Granada.

O trabalho apresentado por Daiane no RAP.24 foi a dissertação de Ana Paula Viero, desenvolvida no MPPR, que tratou-se de um estudo sobre estimativa de dose acumulada de radiação em pacientes com doenças cardiovasculares submetidos a múltiplos procedimentos radiológicos no Sul do Brasil. “A pesquisa encontrou que os valores obtidos se mostraram aceitáveis, mas acendem um alerta para alguns casos com doses elevadas acima dos valores de referência indicados nacional e internacionalmente”, explica Daiane.

A dose efetiva acumulada (CED) média foi de 27,44 mSv (milésimos de Sievert, unidade que mede os efeitos biológicos da radiação). No entanto, 5,03% dos pacientes receberam CED maior ou igual a 100 mSv, com um grupo significativo (42,1%) ultrapassando os 150 mSv. A dose média para pacientes com exposição superior a 100 mSv foi 154,18 mSv, com a tomografia computadorizada contribuindo para a maior parte da dose acumulada nesta categoria.

Ainda na Espanha, Daiane visitou o Departamento de Física Atômica, Molecular e Nuclear da Universidade de Granada, para troca de conhecimentos e exploração de possíveis colaborações futuras entre o MPPR e a instituição espanhola.

Ela avalia que a participação na conferência e a visita à universidade contribuíram para seu crescimento profissional e para a internacionalização do IFSC. A viagem foi apoiada com recursos do câmpus e do edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) de apoio à participação de servidores em eventos científicos.

A conferência RAP.24 foi organizada por instituições sem fins lucrativos com sedes na Irlanda e na Sérvia, em parceria com a Universidade de Granada. O objetivo do evento foi proporcionar um fórum para pesquisadores e profissionais envolvidos com aplicações de radiação ionizante e não-ionizante e áreas correlatas, para que eles pudessem debater e compartilhar suas descobertas e experiências.

EVENTOS CÂMPUS FLORIANÓPOLIS