Revista EJA em Debate recebe classificação Qualis B1

PESQUISA Data de Publicação: 25 abr 2023 16:28 Data de Atualização: 25 abr 2023 17:36

A revista “EJA em Debate” comemora 10 anos de criação em 2023 com uma boa notícia: a classificação como B1 na escala Qualis Periódicos (antes a classificação era B3). 

O Qualis é o sistema de classificação dos veículos de divulgação da produção científica brasileira, visando aferir seu nível de qualidade. Este trabalho é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que faz uma revisão permanente dessa classificação, em geral em periodicidade quadrienal.

-> Saiba como funciona o sistema Qualis

Segundo a editora da revista “EJA em Debate”, professora Ivelã Pereira, o aumento do qualis de uma revista acadêmica/científica impacta diretamente na instituição à qual está vinculada, de maneiras diversas. Por exemplo, em 2022, a “EJA em Debate” recebeu R$ 10 mil em recursos de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) quando seu qualis ainda era B3. “Caso o qualis da Capes do quadriênio 2017-2020 tivesse sido divulgado antes, poderíamos ter sido contemplados com um recurso maior, pois o edital tinha uma verba maior para revistas B1, como é o caso da nossa revista ‘EJA em Debate’ neste momento”, explica.

O objetivo da equipe da revista agora é obter uma classificação qualis A (que vai até Qualis A1, o nível mais alto). Uma nova avaliação está em andamento e deverá ser divulgada em 2024. A avaliação anterior foi divulgada tardiamente devido à pandemia.

O qualis também representa maior reconhecimento acadêmico e científico em nível nacional e internacional. Ivelã observa um aumento na quantidade de textos recebidos pela revista, pois os acadêmicos têm interesse em publicar em periódicos mais bem avaliados, o que repercute em seus currículos lattes e também na captação de bolsas de estudos. “Assim, estamos recebendo mais textos e, quanto mais recebermos textos de qualidade de instituições diferentes e regiões geográficas diversas, mais temos chances de aumentar (ainda mais) o qualis da nossa revista, o que impactará cada vez mais positivamente no nosso periódico e na nossa instituição”, explica Ivelã.


Avanços em 10 anos de revista

Em seus 10 anos de história, a revista “EJA em Debate” vem implementando ações com o objetivo de melhorar sua avaliação. Além da busca por fomento externo, como o edital da Fapesc, houve outros avanços, como a mudança do OJS dos periódicos do IFSC, a implantação de DOI nos textos publicados e inovações nas diagramações.

Outros pontos de melhoria em andamento são: utilização de programa que identifica plágio, curso de formação sobre indexação para formar colaboradores indexadores, busca e aumento de bases de indexação, disponibilização de templates para textos, renovação da identidade visual da revista, recomposição da equipe editorial, aumento do comitê científico de política editorial, convidando-se pesquisadores estrangeiros, que representam uma visão diferenciada para o periódico e também se trata de um critério da Capes para aumento de qualis.

PESQUISA