Saldo positivo: SNCT do Câmpus Canoinhas envolve 1.500 participantes em 4 dias de evento

SNCT Data de Publicação: 14 nov 2024 14:49 Data de Atualização: 14 nov 2024 19:35

Entre 4 e 7 de novembro, cerca de 1.500 pessoas participaram da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Canoinhas. E não faltou atividades para estudantes, servidores e participantes da comunidade externa verem, participarem ou experimentarem. Durante os quatro dias, o evento teve oito palestras transmitidas pelo canal IFSC Canoinhas no YouTube, lançamento de produtos, salas temáticas, estandes de divulgação dos cursos técnicos e superiores, visitas guiadas e sessenta oficinas e minicursos.

“Foi um saldo muito positivo, mas não só em números. Mais positivo foi vislumbrar todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos aqui sendo mostrados para a comunidade, a participação ativa de alunos e servidores nas atividades e o envolvimento da comissão organizadora, porque nada se faz sozinho”, destaca a presidente da comissão organizadora, Cleoci Beninca.

Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, a SNCT do Câmpus Canoinhas tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento contou ainda com a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Cidasc, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Amplanorte, Asseaplan, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria de Educação de Canoinhas e Floricultura Papyrus.

Visitas guiadas

Dos 1.500 participantes da SNCT, 850 foram estudantes de escolas de Canoinhas e região. Nas visitas guiadas, as turmas conheceram o evento, as instalações do câmpus e os cursos ofertados. A monitoria foi realizada por alunos do próprio IFSC, que participaram de treinamentos para poderem repassar as informações técnicas do câmpus, além de suas próprias percepções sobre os cursos.

Após a visita, Sara Ribeiro de Lima, Ana Júlia de Lima, Enzo Robert Malinowski e Natália Giovana Krauss, do 9º ano da Escola de Educação Fundamental Sagrado Coração de Jesus, ficaram ainda mais animados em estudar no IFSC. Eles estão inscritos para os cursos técnicos integrados e vão fazer a prova no dia 24 de novembro. A qualidade de ensino foi o que mais atraiu os estudantes.

Para quem está no ensino médio, as visitas serviram de incentivo para a continuidade dos estudos nos cursos superiores do IFSC. As professoras Simone Aparecida Staidel Moreira e Eliete Shunemann de Lima trouxeram as turmas de 2º e 3º anos da Escola de Educação Básica Hercílio Buch, de Mafra. “Os alunos ficaram animados com os laboratórios e campos experimentais”, contam as professoras.

Para o orientador educacional Zenízio Cavalheiro, da Escola Básica Municipal Severo de Andrade, de Canoinhas, as visitas guiadas ajudam os alunos a terem uma noção do que é o IFSC. “Quando os alunos da escola regular conhecem uma escola de cunho tecnológico e científico visando à formação profissional, eles podem almejar outra concepção de futuro”, ressalta Cavalheiro, que já visitou o câmpus mais de vinte vezes.

Próximos eventos

Embora a parte principal da SNCT tenha ocorrido na primeira semana deste mês, a programação segue até junho de 2025. Entre as atividades já confirmadas, estão dois minicursos ainda neste ano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar): Processamento de carne de frango (18 e 19 de novembro) e Processamento de carne suína (9 e 10 de dezembro).

No próximo ano, a SNCT vai englobar o 3º Simpósio Catarinense do Campo à Mesa, que terá o tema "Biodiversidade e sustentabilidade na cadeia produtiva de alimentos", em consonância com o tema nacional da SNCT. O evento multicâmpus - realizado pelos cursos de Ciências Agrárias dos câmpus Canoinhas, Lages, São Carlos, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê - será sediado pelo Câmpus Canoinhas entre 19 e 22 de maio.

SNCT CÂMPUS CANOINHAS