ENSINO Data de Publicação: 27 jan 2021 16:51 Data de Atualização: 20 abr 2021 20:07
O Câmpus Florianópolis-Continente está ofertando vagas em 16 cursos de diferentes níveis de ensino e todos gratuitos. Para quem já concluiu o ensino médio, estão abertas até 17 de fevereiro de 2021 as inscrições para os cursos técnicos subsequentes em Restaurante e Bar, em Eventos e em Guia de Turismo - Regional Santa Catarina. Para quem busca uma especialização na área de alimentos, está aberto o processo seletivo até 28 de fevereiro da pós-graduação em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia. E tem vagas também para quem busca uma qualificação profissional com cursos de curta duração.
Todos os cursos são gratuitos e não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Inscrições. Ao acessar o sistema, o interessado deve clicar em “Quero me inscrever”, selecionar o câmpus ou município onde pretende estudar e o curso escolhido. Após preencher todos os dados solicitados, deve conferi-los e gerar o comprovante de inscrição.
Cursos técnicos para quem já tem ensino médio
Para cada um dos três cursos técnicos subsequentes (Restaurante e Bar, Eventos e Guia de Turismo - Regional Santa Catarina) são ofertadas 40 vagas. Ao acessar o Portal de Inscrições e selecionar o curso, deve assinalar também a opção por ampla concorrência ou sistema de cotas, conferir todos os dados e salvar o comprovante de inscrição.
Veja no vídeo abaixo como se inscrever nos cursos técnicos:
A seleção para todos os cursos do Edital 12/2021/1 será por sorteio público, realizado às 15h de 18 de fevereiro. A relação dos selecionados em primeira chamada será divulgada no dia 19 de fevereiro. As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 22 a 26 de fevereiro, com o envio, pela internet, da documentação prevista no edital. O link para a matrícula on-line de cada câmpus também está no edital.
1200 vagas em cursos de qualificação profissional
Já no Edital 13/2021/1, os cursos são voltados ao aperfeiçoamento e qualificação profissional. Contemplam diversas áreas e são todos de curta duração, com carga horária que pode variar entre 20 e 160 horas. No Câmpus Florianópolis-Continente são 12 cursos:
- Desenvolvimento de Projetos, Pesquisa Científica e Tecnológica (40 vagas, oferta EaD)
Organização de Eventos (40 vagas)
- Gestão de Microempreendimentos Empresariais e de Economia Solidária (40 vagas)
- Salgadeiro (40 vagas)
- Confeitaria Básica (40 vagas)
- Panificação Básica (40 vagas)
- Rotulagem de Alimentos (40 vagas)
- Treinamento para Manipuladores de Alimentos – Básico e Completo (450 vagas, oferta EaD)
- Processamento de Doces de Frutas e Conservas Vegetais (120 vagas)
- Tecnologia para a Elaboração de Alimentos Saudáveis e/ou Funcionais (120 vagas)
- Processamento de Alimentos (120 vagas)
- Produção de Salgados e Pizzas (120 vagas)
Os pré-requisitos para cada curso são variados, alguns exigem apenas que o aluno seja alfabetizado ou tenha ensino fundamental completo, enquanto outros demandam formações específicas ou idade mínima. Antes de se inscrever, o interessado deve ler a íntegra do edital e consultar os requisitos para o curso de seu interesse, bem como o turno das atividades. Alguns cursos também serão ofertados totalmente a distância.
O processo seletivo também será feito por sorteio público, programado para 1º de março, às 15h. A divulgação dos selecionados em primeira chamada ocorrerá em 2 de março, a partir das 18h. A matrícula on-line dos sorteados para a primeira chamada será de 3 a 8 de março. Caso não sejam preenchidas todas as vagas na primeira chamada, há previsão de segunda chamada em 17 de março, com matrículas on-line entre 18 e 23 de março.
Em função da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC, todos os cursos do Edital 13/2021/1 serão ofertados por meio de atividades não presenciais (ANPs), com realização de atividades síncronas nos turnos especificados.
Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia
Para quem já tem graduação na área de alimentos e afins (gastronomia, nutrição, ciência dos alimentos, entre outras), estão abertas até 28 de fevereiro de 2021 as inscrições para o processo seletivo da especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente. São ofertadas 40 vagas para esta primeira turma do curso, que é totalmente gratuito.
A especialização visa promover o uso e a valorização da cultura e da sociobiodiversidade alimentar, construindo uma gastronomia mais diversificada e identitária. Segundo a coordenadora do curso, professora Liz Ribas, faltava essa formação especializada para pessoas da ponta da cadeia. “Só é possível consolidar algo na sociedade quando todos os elementos da cadeia conversam entre si e se encontram através de objetivos comuns."
As inscrições devem ser feitas em duas etapas. Na primeira, os interessados devem acessar o Portal de Inscrições, clicar em “Quero me inscrever”, selecionar o Câmpus Florianópolis-Continente e o curso Especialização em Cultura e Sociobiodiversidade na Gastronomia. Na sequência, preencher todos os dados solicitados, confirmar os dados e salvar o comprovante de inscrição.
Na segunda etapa da inscrição, devem ser enviados os documentos previstos no Edital 11/2021/1 pelo formulário eletrônico. Entre os documentos, os candidatos devem inserir carta de intenção contendo indicação do eixo de interesse (Biodiversidade ou Cultura) e possíveis linhas de pesquisa de atuação, além de proposta inicial da temática que deseja trabalhar na pesquisa (veja a lista completa no Anexo I do edital).
A seleção será por análise documental, a cargo de uma comissão do curso. Entre os critérios de pontuação estão a área do curso de graduação, comprovação de formação complementar nas áreas afins do curso (como cursos técnicos), experiência profissional e produção acadêmica.
A classificação dos candidatos após a análise documental será divulgada em 31 de março de 2021. Após prazo para recursos, o resultado final com a lista de aprovados em primeira chamada sairá em 14 de abril. As matrículas para a primeira chamada deverão ser feitas por formulário eletrônico entre 15 e 23 de abril. Havendo vagas remanescentes, será divulgada segunda chamada em 30 de abril, com período de matrículas entre 3 e 11 de maio.
As atividades do curso terão início em 17 de maio, nos turnos matutino e/ou vespertino, com previsão de um encontro semanal de 8 horas e duas saídas de campo semestrais. Caso persista a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais nesse período, as disciplinas serão ministradas com atividades não presenciais (ANP).