ENSINO Data de Publicação: 18 set 2024 15:53 Data de Atualização: 18 set 2024 16:02
O Câmpus Florianópolis do IFSC realizou nesta terça-feira (18) a aula inaugural do curso técnico subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, com oferta nos polos de Araranguá, Joinville, São Carlos e São Miguel do Oeste.
O evento aconteceu no formato on-line (veja a gravação no canal do Câmpus Florianópolis no Youtube).
Os participantes destacaram a importância da formação técnica e a alta demanda por profissionais qualificados na área de tecnologia em Santa Catarina. Também foram abordadas questões relativas ao andamento do curso, como a carga horária presencial obrigatória, a necessidade de encontros presenciais e a importância do acesso ao ambiente virtual de ensino, a concessão de auxílio financeiro para estudantes em vulnerabilidade social, bem como a possibilidade de transferência de polo.
Participaram o diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) Marco Antônio Neiva Koslovski, representando o reitor Maurício Gariba Júnior; o diretor-geral do Câmpus Florianópolis Zízimo Moreira Filho; o diretor-geral do Câmpus Araranguá Adriano Antunes Rodrigues; o diretor-geral do Câmpus Joinville Maick da Silveira Viana; o diretor-geral do Câmpus São Miguel do Oeste Diego Albino Martins; o diretor-geral do Câmpus São Carlos Raimundo Castro, entre demais representantes dos câmpus com oferta de curso, professores e alunos.
O coordenador do curso, professor Marcos André Pisching, conduziu a reunião. Ele mencionou que a proposta do curso é levar educação a um número abrangente de municípios, destacando o esforço coletivo para a realização do evento. “Levar o curso a diferentes regiões é uma tarefa desafiadora, mas nos contenta e dá motivação de levar oportunidade a novos estudantes”, ressalta. O professor lembrou do comprometimento de toda a equipe na organização do curso, o primeiro técnico subsequente do câmpus na modalidade a distância.
O diretor-geral do Câmpus Florianópolis Zízimo Moreira Filho destacou a parceria entre os cursos nas ofertas a distância. “Nós somos um só IFSC, não importa a região onde estejamos. Essa parceria é muito importante, e esperamos que ela cresça na oferta de cursos reconhecidamente de nível”, completa.
Os diretores dos câmpus destacaram a alta demanda pelo curso em suas regiões. Somente em levantamento realizado em Joinville, foi constatado que mais de mil vagas na área não foram preenchidas pela falta de profissionais capacitados. Nesta primeira oferta, de 120 vagas (30 em cada polo) foram mais de 600 inscritos, evidenciando a necessidade de profissionais na área.
Após as falas dos diretores, foram apresentadas informações gerais sobre o funcionamento do curso e esclarecidas dúvidas apresentadas pelos estudantes presentes na aula inaugural.
O curso
O curso técnico subsequente em Informática para Internet, na modalidade a distância, é destinado a quem já concluiu o ensino médio. O curso visa capacitar alunos em programação e desenvolvimento de aplicações, com ênfase na dedicação e proatividade.
O curso terá duração de três semestres (um ano e meio). Das 1,1 mil horas da carga horária do curso, 20% serão presenciais obrigatórias nos polos. As aulas presenciais serão às terças-feiras, das 18h30 às 22h30.
Veja mais informações sobre o curso na página do Guia de Cursos