Alunas do IFSC participam de etapa final do programa Power4girls

PESQUISA Data de Publicação: 23 set 2022 08:00 Data de Atualização: 31 jul 2023 10:35

Um grupo de alunas do Câmpus São Miguel do Oeste do IFSC participou na última semana da etapa final do programa Power4Girls - Empower to Lead. A equipe do IFSC foi uma das 20 selecionadas em todo o país no edital voltado a alunas do ensino médio das instituições da Rede Federal. A etapa, realizada na capital brasileira, foi a conclusão do programa depois de seis meses de oficinas, palestras e atividades interativas on-line.

Para participar do Power4Girls, as estudantes do curso técnico integrado em Alimentos Izabela Mustifaga, Ana Júlia Giacomelli, Priscila Amanda Zancanaro e Stella Raysa Rauber formaram a equipe Bioprospecção- Bolo de Cenoura. O objetivo do projeto das alunas foi a busca de moléculas antimicrobianas na biodiversidade para o desenvolvimento de um medicamento antifúngico contra meningite.

Entenda melhor a proposta da equipe Bioprospecção- Bolo de Cenoura do IFSC

Em Brasília, acompanhadas da professora Luciana Senter e da servidora do IFSC Joelma Kremer - que atua como diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação -, a equipe apresentou sua proposta de negócio em três minutos por meio de um pitch (apresentação oral). Por critério de desempate de inovação e escalonamento, a equipe não trouxe medalha para casa, mas conseguiu a nota máxima dos avaliadores. Um dos critérios de pontuação durante o programa foi a votação popular. “Mesmo assim, foi uma experiência incrível para a equipe que aprendeu muito, desde o desenvolvimento da identidade visual, criação e gerenciamento de rede social, marketing, modelo de negócio, storytelling, propriedade intelectual, entre outros conceitos com profissionais renomados”, conta a professora.

Todas as estudantes selecionadas pelo programa foram contempladas com um dispositivo da Alexa para treinarem seu inglês.

Aluna destaque

A estudante do IFSC Izabela Mustifaga foi uma das três participantes, entre todas as alunas das 20 equipes do País, que ganhou o prêmio Power Girl pelo engajamento no programa. A premiação considerou a participação na plataforma Estudologia e avaliações feitas pelos mentores de cada equipe com seus respectivos professores orientadores, em que foram considerados a pontualidade e presença, responsabilidade, cooperação, atitude e participação nos eventos sugeridos e realizados pela embaixada.

Para Izabela, a participação no programa trouxe oportunidades jamais imaginadas por ela. “Foram seis meses que mudaram tudo em diversos âmbitos da minha vida. Tudo isso contribuiu não só para a formação do projeto e do trabalho que a gente desenvolveu, mas também para nós como pessoas. Foi extremamente incrível e vai influenciar o que pretendemos seguir daqui pra frente na nossa carreira profissional”, destaca.

A estudante conta que a equipe dará continuidade ao projeto bioprospecção. “Vamos continuar com a nossa idealização laboratorial, vamos em busca de testar, purificar, isolar e gerar o nosso produto final que é nosso objetivo com parcerias, com desenvolvimento tecnológico, com pesquisa”, afirma.

Sobre o Power4Girls

O foco do programa é o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança - importantes competências para um mundo cada vez mais globalizado e desafiador. O Power4Girls é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e tem parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Para a edição de 2022, o tema foi Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o objetivo de unir forças com a Agenda 2030 da ONU. Para conhecer mais sobre o programa, visite o site oficial.

NEWS PESQUISA CÂMPUS SÃO MIGUEL DO OESTE