Ensino, pesquisa e extensão: projeto do Câmpus Joinville tem trabalho premiado em simpósio internacional

PESQUISA Data de Publicação: 04 jul 2024 18:39 Data de Atualização: 04 jul 2024 18:50

Um trabalho realizado a partir de um projeto interinstitucional envolvendo o Câmpus Joinville do IFSC, Udesc e UniSenai foi premiado no Simpósio Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpex) 2024, realizado em Joinville no mês de maio. “Análise da aderência de camadas de boretos em Monel 400" foi eleito o melhor trabalho na categoria Comunicação Pôster.

O estudante de Engenharia Mecânica do Câmpus Joinville, Gustavo Alves de Souza, os professores do IFSC Anael Preman Krelling, Jefferson Luiz Jeronimo e Ivandro Bonetti, a professora da UniSenai Bruna Zappelino Camillo, o doutorando da Udesc Christian Pacheco e os professores da Udesc Julio César Giubilei Milan e Cesar Edil da Costa são os autores do trabalho.

O grupo participa do projeto "Caracterização da resistência à corrosão de Monel 400 boretado por via sólida", aprovado no Edital Universal 02/2023. Os pesquisadores das três instituições buscam compreender os efeitos do tratamento termoquímico de boretação, realizado sob diferentes condições, na rugosidade, microestrutura, propriedades mecânicas e resistência à corrosão das ligas de níquel utilizadas em ambientes e aplicações suscetíveis à corrosão e desgaste.

“Receber essa premiação foi muito positivo, pois reforça a qualidade da pesquisa realizada no IFSC com recursos públicos e com a participação de discentes”, enfatiza professor Anael. “Houve, ainda, uma importante aproximação do Grupo de Pesquisa Tribotech, do IFSC Joinville, com grupos de outras instituições, como Udesc e UniSenai”, complementa. O projeto está na fase final de execução e seus resultados serão submetidos para publicação em periódico internacional.

PESQUISA CÂMPUS JOINVILLE