EXTENSÃO Data de Publicação: 10 jul 2024 15:15 Data de Atualização: 11 jul 2024 15:17
p>O Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC realizou, por meio de projeto de extensão, um curso de capacitação para professores de escolas públicas em “Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas”.Foram capacitados de maneira online cerca de 300 professores por meio da iniciativa, que ocorreu de dezembro de 2023 a março de 2024 e teve apoio de recursos da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do Ministério da Educação (Dipebs). “Tivemos alunos dos mais diversos lugares do Brasil, contemplando todas as regiões”, destaca o professor Carlos Alberto da Silva Mello, do Câmpus Palhoça Bilíngue, que coordendou o projeto.
O curso teve 90h e foi ministrado por meio da plataforma Moodle do IFSC. A ideia do curso foi fomentar um espaço de aprendizagem e debates relacionados à temática da alfabetização e letramento de crianças surdas e proporcionar aos professores da rede pública de ensino subsídios para o trabalho com alfabetização e educação bilíngue (libras-português).
O curso foi dividido em três módulos: “A criança surda e o desenvolvimento da linguagem”, “Alfabetização e letramento de crianças surdas” e “Práticas de alfabetização e letramento para crianças surdas”.
A iniciativa resultou em três livros digitais e outros materiais didáticos disponíveis gratuitamente no repositório oniine (acesse aqui).
No total, 26 pessoas envolveram-se no projeto, entre servidores dos câmpus Florianópolis e Palhoça Bilíngue e estudantes do câmpus palhocense.
Uma nova turma de 300 alunos do curso de Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas será aberta por meio de projeto aprovado na Dipebs. As inscrições já estão abertas para esse e outros dois cursos a distância destinados a professores da rede pública.
-> Inscreva-se aqui nos cursos do Câmpus Palhoça Bilíngue destinados a professores da rede pública