PESQUISA Data de Publicação: 17 dez 2024 14:46 Data de Atualização: 17 dez 2024 14:58
Pelo segundo ano consecutivo, o grupo de pesquisa Florescer, do Câmpus Joinville, foi premiado na Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC, na área de Ciências da Saúde, com o trabalho “Florescer: um estudo documental sobre a influência do grupo de pesquisa na produção científica”. A autoria é das alunas de Enfermagem Nicole Berger e Rafaela Lemke Esteves e das professoras Luana Claudia dos Passos Aires e Patrícia Fernandes Albeirice da Rocha.
O trabalho relata a experiência do grupo de pesquisa Florescer, iniciado em abril de 2023 no Câmpus Joinville, na produção acadêmica de alunos e servidores. Conforme Rafaela Esteves, o impacto do grupo foi muito positivo principalmente para os estudantes do bacharelado em Enfermagem, já que boa parte dos alunos participantes do Florescer só começou a produzir artigos e trabalhos científicos após ingressar no grupo de pesquisa.
A premiação e a participação no grupo são importante para Rafaela, responsável pela apresentação do trabalho no evento. Além da experiência acadêmica, ela está alimentando o seu futuro profissional. “Quero fazer residência na área de maternidade, e os trabalhos e premiações ajudam a pontuar na seleção e no currículo”, explica.
A 4ª Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSC aconteceu entre 25 de novembro e 4 de dezembro. Foram 37 diferentes projetos de pesquisa, envolvendo 115 pesquisadores, entre estudantes e servidores do IFSC, voluntários e colaboradores externos.