Estudantes do Câmpus Tubarão apresentam resultados de projetos no Sepei

ENSINO Data de Publicação: 14 ago 2024 14:17 Data de Atualização: 16 ago 2024 08:28

O Câmpus Tubarão terá grande participação no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei), maior evento científico do IFSC, que acontece de 20 a 22 de agosto, no Câmpus São Miguel do Oeste. A delegação tubaronense contará com 12 servidores e 13 estudantes. Serão 18 trabalhos sendo apresentados, presencial e virtualmente, dois projetos inscritos na Feira de Inovação e a estreia de um podcast sobre inovação e tecnologia.

Em sua décima edição, o Sepei tem a sustentabilidade como tema em 2024. "Ampliando fronteiras: educação, ciência e tecnologia para a sustentabilidade", é o tema central do seminário. A programação conta com palestras, mesas redondas, torneio de robótica e apresentações de trabalhos produzidos pelos Câmpus do IFSC. A palestra de abertura será com a influencer ambiental Amanda Costa. Clique aqui para conferir a programação completa.

Os trabalhos do Câmpus Tubarão apresentam um panorama dos projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados pela instituição em seus diferentes cursos.

Um dos destaques é o envolvimento dos estudantes de Licenciatura em Matemática, curso a distância que ocorre em polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizados em Balneário Piçarras, Itapema, Ponte Serrada, Pouso Redondo e Tubarão. Serão cinco trabalhos apresentados por estudantes da Licenciatura em Matemática.

“A comunidade do curso vê no SEPEI uma forma de divulgar os resultados positivos que estão sendo alcançados neste processo de implementação das turmas fomentadas pela UAB, além de uma possibilidade de inserção dos estudantes da modalidade EaD em um evento em que eles podem perceber o universo de projetos e ações do IFSC, o que por vezes fica um pouco ‘camuflado’, uma vez que os licenciados em Matemática fazem as interações do curso no ambiente virtual de aprendizagem e nos momentos presenciais junto aos colegas de polo UAB”, explica o professor Gustavo Bérti

Protagonismo estudantil

Outro trabalho do Câmpus Tubarão vai mostrar os resultados da colaboração dos estudantes para melhoras dos processos da secretaria do Câmpus. A ideia surgiu no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: os estudantes foram provocados a identificar problemas do Câmpus Tubarão que pudessem ser resolvidos através da tecnologia.

“Nosso sistema de protocolos era feito através de planilhas do Google. Vimos que isso poderia ser um ponto a ser trabalhado. Então foi trabalhada toda a parte de construção de protótipos de um software para esses protocolos, e agora o projeto entra em uma segunda fase, que envolve a parte de programação desse software para automatização dos sistemas de protocolo”, explica a coordenadora de Registro Acadêmico, Gabriela Perdoná.

Melhorias na sustentabilidade do Câmpus e na preservação ambiental também foram sugeridas por estudantes do curso técnico em Administração, responsáveis pelo projeto “Boas práticas de sustentabilidade para o Câmpus Tubarão pela perspectiva dos discentes”, realizado na disciplina que trata de responsabilidade ambiental, ministrada pela professora Gabriela Tiskoski.

Estudantes também levarão ao Sepei a experiência com o projeto de robótica desenvolvido junto à escola estadual Marechal Luz, de Jaguaruna. “As salas maker estão presentes nas escolas públicas estaduais, porém estes espaços são usualmente subutilizados por falta de conhecimento dos professores e alunos”, explica o professor Fernando Gonçalves. “Buscamos integrar alunos do curso de Sistemas Embarcados com os alunos da escola, oferecendo oficinas de robótica aplicadas ao ensino médio, explorando o potencial educativo da robótica”, complementa.

Inovação e Tecnologia

Além das apresentações e da Feira de Inovação, o Câmpus também levará ao Sepei a gravação da primeira edição do IAgora, podcast com foco em inovação e tecnologia.

“Trata-se de um projeto de extensão que, além do podcast, inclui uma revista eletrônica com foco em tecnologia e inovação. No ano passado, montamos toda a estrutura de equipamentos, e a nossa intenção é realizar edições on-line ao vivo. No Sepei, porém, faremos em um formato diferente, fazendo tomadas dos projetos realizados pelos câmpus do IFSC, além de uma edição gravada do bate-papo”, explica o professor Roberval Bett, responsável pelo projeto ao lado de Fernando Gonçalves, Tiago Pereira e Janaína Rodrigues.

Veja a lista de trabalhos do Câmpus Tubarão no Sepei:

Alunos em ação: colaboração aluno-secretaria para a transformação digital dos processos acadêmicos
Bianca Medeiros, Gabriela Perdoná e Kaylaine Vieira dos Santos

Ensinando com robótica: capacitação de professores e alunos da EEB Marechal Luz
Fernando Silvano Gonçalves, Luiz Fernando Ribeiro da Rocha, Roberval Silva Bett, Thais Sá Claudino e Thobias Karpinski

Por que precisamos de uma Teoria da Justiça?
Jorge Armindo Sell

Aprendendo fazendo: jogos de estratégia e maquetes interativas na promoção da gestão sustentável de suprimentos, armazenagem e distribuição
Caroline Vieira, Thaisa Rodrigues e Willian Andres Gonzalez Mengual

Interculturalidade na Educação: a inserção de crianças imigrantes no primeiro ano do ensino fundamental
Luciane Pandini Simiano e Marcel Martins Guarezi

Perspectivas discentes capazes de contribuir para o monitoramento da permanência dos alunos no Curso de Qualificação Profissional em Pintor de obras imobiliárias integrado ao Ensino Fundamental - Câmpus Criciúma
Tatiane Marcos Schmidt Viana

Boas práticas de sustentabilidade para o Câmpus Tubarão pela perspectiva dos discentes
Diogo Ridrigues, Fabricio Fermino e Gabriela Pelegrini Tiscoski

Semanas Gastronômicas: vivenciando o processo empreendedor
Daiane Cardoso, Gabriela Pelegrini Tiscoski, Isadora Cascaes e Karine Ferreira da Silva

Educação e Ações Afirmativas: desenvolvimento de um sistema web para divulgação de cursos, programas de auxílio estudantil e políticas de cotas nas instituições públicas brasileiras
Sarah Jane Souza Da Silva

Aplicativo de carona para estudantes
Felipe Schneider Costa e João Pedro Barcellos Machado

Plataforma para recursos didáticos digitais
Bianca Vaitkunas Suterio, Daniella de Cássia Yano e Felipe Schneider Costa

Oficinas lúdicas de Matemática para grupos de idosos dos CRAS com ênfase na atividade sob a temática “A Matemática oculta da face”
Gustavo Camargo Bérti, Josiane Caren Venâncio, Sabrina Rafaela Chitto Rodrigues, Tainara Mazon Vieira e Vanessa Iolanda Fachini

Relato de atividades do projeto de pesquisa recursos didáticos digitais
Daniella de Cássia Yano, Elaine Joaquim Maciel, Nicole Arent Loffi e Vitor de Oliveira Cardoso

Monitoria remota para a Licenciatura em Matemática EAD
Albani Rubens Nunes de Souza, Eduardo Martins Urbano e Gustavo Camargo Bérti

Atividades de Extensão I: inserção nas comunidades da oferta da Licenciatura em Matemática EAD
Claudia Pottmaier, Gustavo Camargo Bérti, Iuri Gandolfi Tondello, Jéssica Alves e Thandriane Laisy Prestes Prochnow

MInDS: Mobilidade Inteligente e Desenvolvimento Sustentável - Laboratório de Experimentação de Cidades Inteligentes
Bianca Vaitkunas Suterio, Danilo Paes Ribeiro, Felipe Schneider Costa, Guilherme Geraldi Ghisi e Marianne Victória Oliveira da Silva Souza

Educação matemática através do lúdico: proposta metodológica para o ensino-aprendizagem
Sarah Jane Souza Da Silva

Etnomatemática nos polos UAB do curso de Licenciatura em Matemática
Maria Clara Provesi, Mayara Morais Laurindo, Sabrina Rafaela Chitto Rodrigues, Vanessa Iolanda Fachini e Vanessa Soares Sandrini Garcia

 

Feira de Inovação

Uso da robótica em práticas educacionais para o ensino de física e matemática
Luiz Fernando Ribeiro da Rocha e Fernando Silvano Gonçalves

MInDS: Mobilidade Inteligente e Desenvolvimento Sustentável - Laboratório de Experimentação de Cidades Inteligentes
Felipe Schneider Costa e Danilo Paes Ribeiro

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