Estudantes do Câmpus Tubarão realizam viagem de estudos a grandes empresas de SP

ENSINO Data de Publicação: 12 nov 2024 08:46 Data de Atualização: 14 nov 2024 10:08

Estudantes do Câmpus Tubarão tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de grandes empresas instaladas no interior de São Paulo. Entre os dias 3 a 7 de novembro, 36 estudantes de diferentes cursos técnicos e superiores dos eixos de Gestão e Negócios e Tecnologia da Informação visitaram as instalações de indústrias renomadas, conversando com profissionais das empresas e aprendendo mais sobre tendências e tecnologias do setor industrial.

A delegação do Câmpus Tubarão esteve nas sedes da empresa Nestlè, em Caçapava, da cervejaria Heineken, em Jacareí, da Embraer e do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), em São José dos Campos. Participaram da visita estudantes dos cursos superiores de tecnologia em Processos Gerenciais, Análise e desenvolvimento de Sistemas e Sistemas Embarcados, e dos cursos técnicos em Administração e Logística, acompanhados por professores e técnicos administrativos.

“As visitas técnicas são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional, ajudando a formar profissionais mais preparados e integrados ao mercado. Elas proporcionam uma conexão prática com a teoria, facilitando a compreensão dos conceitos aprendidos. Além disso, oferecem oportunidades de networking, atualização sobre tendências e tecnologias, e promovem a motivação e inspiração para os alunos”, explica a professora Gabriela Pelegrini Tiscoski, coordenadora do curso de Processos Gerenciais, que acompanhou os estudantes na viagem. 

“As visitas também estimulam o desenvolvimento de soft skills, como comunicação e adaptabilidade, e permitem uma imersão no ambiente de trabalho, essencial para áreas de gestão e negócios, onde o contato direto com organizações é o melhor laboratório”, complementa.

Além da visita às empresas, os estudantes também estiveram no Museu de Arte de São Paulo (MASP), onde puderam conhecer obras-primas de artistas como Tarsila do Amaral, Van Gogh e Picasso.

O estudante Vitor Cardoso, do curso de Processos Gerenciais, conta que as visitas às diferentes empresas tiveram objetivos e focos diferentes. Na Nestlè, relata Vitor, o foco foi a relação da empresa com o consumidor. No Inpe, os alunos conheceram o sistema de satélites para monitoramento ambiental. Na Embraer, a visita foi voltada aos desafios de uma indústria brasileira num mercado complexo que é o da aviação. “Conversamos sobre o Eve, que é a proposta de carro voador da empresa, e foi inspirador ver a linha de montagem dos aviões e entender o posicionamento da empresa no mercado internacional, o que nos deu uma perspectiva muito prática sobre as complexidades e desafios da administração e vendas em uma indústria de ponta”, diz Vitor.

Já na cervejaria Heineken, os alunos do IFSC tiveram uma imersão na gestão do relacionamento com o cliente. “Além da parte técnica, tivemos uma experiência de degustação e uma aula sobre o desenvolvimento da marca, o que trouxe uma perspectiva mais profunda sobre a fidelização de clientes e a experiência do consumidor, que são temas essenciais para qualquer setor”, relata.

No MASP, Vitor se encantou com a exposição do artista José Leonilson. “Foi um momento muito marcante para mim, porque, além de ser um artista de grande expressão, suas obras trazem um diálogo muito íntimo sobre a vida, identidade e emoções. Foi a primeira vez que me conectei tão profundamente com a arte, sentindo a intensidade da narrativa pessoal dele em cada obra”, afirma o estudante, para quem a viagem valeu tanto pelos aprendizados quanto pela vivência com os colegas.

“A viagem foi muito mais do que uma visita técnica, ela proporcionou uma experiência de vida e uma oportunidade única de aprender, não só sobre administração, mas sobre como empresas e pessoas se expressam e se posicionam no mundo”, completa.

ENSINO CÂMPUS TUBARÃO