Fanfarra do Câmpus Caçador realiza intercâmbio musical e cultural em Rio do Sul‌

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 ago 2024 15:49 Data de Atualização: 30 ago 2024 15:51

A Fanfarra do Câmpus Caçador realizou, no dia 19 de agosto, uma viagem técnica ao município de Rio do Sul com o objetivo de promover um intercâmbio com outros grupos musicais similares. A Fanfarra iniciou suas atividades em 2016 e, atualmente, é composta por diversos instrumentos de percussão, contendo bumbos, pratos, repiques, caixas, malacachetas e surdos. O grupo também conta com balizas e Mor, sendo este último elemento quem conduz as ações de deslocamento da fanfarra.

Hoje, a Fanfarra do IFSC Caçador possui cerca de 30 integrantes, sendo formada por professores e alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nas áreas de administração, informática e plásticos. A organização do grupo é realizada pelos professores Ester Hasse e Edmar Ionizo. O grupo musical tem como objetivos: a integração entre os alunos de diversos cursos, o desenvolvimento de habilidades musicais, o estímulo ao trabalho em equipe, a promoção da disciplina e responsabilidade, construção da identidade escolar, a valorização da cultura e a inclusão social.

Ao retomar suas atividades em julho de 2024, depois de um longo período de interrupção, a Fanfarra viu na possibilidade de conhecer outros grupos musicais similares, uma forma de aperfeiçoar suas ações. Desta forma, uma visita técnica a fanfarras mais experientes e estruturadas foi realizada no último dia 19.

Os grupos visitados foram a Fanfarra do IFC – Rio do Sul e a Fanfarra da Guarda Municipal de Rio do Sul. Neste encontro, os alunos de Caçador tiveram a oportunidade de assistir, se apresentar e tocar em conjunto com os grupos visitados. Foram momentos de aprendizados e trocas de experiências.

Ao visitar a Fanfarra do IFC – Rio do Sul, além de interagir com o grupo musical da instituição, os alunos de Caçador tiveram a oportunidade de conhecer os cursos de graduação ofertados pelo IFC - Rio do Sul. Também conheceram, através de uma visita guiada, os laboratórios de agronomia e o setor de zootecnia, tendo contato com diversos tipos de plantações e criações de animais.

Já na visita à Fanfarra da Guarda Municipal de Rio do Sul, os alunos do IFSC aprenderam novos toques de marcha, tiveram explicações sobre os concursos de fanfarras e aprenderam comandos básicos de ordem unida com o Guarda Municipal Paulo Evandro Rodrigues.

Nesta viagem, os alunos também aproveitaram para visitar a Catedral São João Batista, ponto turístico e religioso do município de Rio do Sul. No local, foram recepcionados pela irmã Denise, freira da instituição que apresentou aos estudantes o estilo arquitetônico, os afrescos e os vitrais da catedral. No local, os alunos também visitaram o órgão de tubos e assistiram a uma apresentação musical.

Depois de ter retornado para casa, os membros da Fanfarra do IFSC-Caçador procuram aplicar os conhecimentos obtidos na visita técnica em seus ensaios. O próximo desafio do grupo é participar do desfile cívico a ser realizado no próximo dia 7 de setembro às 8h no Parque Rossi Adami, centro de Caçador.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC
 

EXTENSÃO