Seminário Internacional discute Educação a Distância e recebe especialistas do Brasil, Portugal e Moçambique

ENSINO Data de Publicação: 10 set 2024 15:44 Data de Atualização: 11 set 2024 15:05

O 5º Seminário Internacional de Educação a Distância, realizado de 4 a 6 de setembro na Reitoria do IFSC e no Câmpus Florianópolis-Continente, reuniu pesquisadores com objetivo de socializar resultados de investigações em andamento, discutir temas relacionados à educação a distância, tecnologias digitais, institucionalização, política, gestão, financiamento, avaliação, trabalho docente, práticas pedagógicas e processos inovadores na EaD. 

Neste ano, o tema do seminário foi “Educação a Distância e tecnologias digitais na transpandemia: insurgência e tessituras da atualidade”. Durante os três dias de atividades, participaram do Seminário cerca de 200 inscritos. Foram apresentados aproximadamente 40 trabalhos nas sessões de comunicações orais. A solenidade de abertura, conferências e demais atividades foram presenciais e tiveram transmissão pelo canal do IFSC no YouTube. 

-> Acesse todas as gravações do evento no canal do IFSC no Youtube

A Rede de Pesquisa EaD Brasil Internacional mobilizou pesquisadores, organizou atividades e nomeou a comissão científica do 5º Seminário. A Rede está sob coordenação geral da professora Daniela da Costa Britto Pereira Lima, da Universidade Federal de Goiás, e conta com o apoio do consórcio de instituições públicas representado pela Associação Universidade em Rede (Unirede).

À frente da organização do evento, esteve a coordenadora de Articulação da Educação a Distância, Maria da Glória Silva e Silva, juntamente com toda a equipe do Cerfead/Proen. Maria da Glória é uma das líderes do Grupo de Pesquisa GPEAD - Gestão e Processos Formativos em Educação Profissional e Educação a Distância, atua como pesquisadora na Rede de Pesquisa EaD Brasil Internacional desde 2021 e é Coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no IFSC, gestão 2024 - 2028.

Participaram também da comissão organizadora duas outras instituições públicas de Santa Catarina: a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), representada na comissão organizadora pela diretora do Centro de Educação a Distância, Vera Márcia Marques Santos, e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo Coordenador Adjunto do Programa Universidade Aberta do Brasil na UFSC, Rafael Pereira O’Campo More.

As atividades do evento tiveram início com reuniões específicas no Auditório da Reitoria, com a reunião de coordenadores do Programa UAB pela manhã e reunião da Rede de Pesquisa, à tarde. 
A reunião da UAB/SC buscou promover protagonismo e diálogos em rede entre coordenadores de polo, de cursos e das instituições componentes do Programa UAB em Santa Catarina. O convidado para palestrar no encontro foi o vice-presidente do Fórum de Coordenadores UAB e docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Carlos Willians Jaques Morais.

A solenidade de abertura contou com a apresentação do coral do IFSC e com o pronunciamento da diretora executiva Andréia Andujar. A conferência de abertura teve como convidado o professor da Universidade Aberta de Portugal, José Antonio Moreira, que abordou “Desafios da EaD frente à hibridização e o uso da inteligência artificial”. 

As demais conferências trataram de temas como “Desafios e possibilidades da Educação a Distância na Transpandemia”, com Sara Dias-Trindade, da Universidade do Porto, Portugal, e “Qualidade da EaD no contexto internacional”, com Nilsa Ponja Cherinda, da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. 

Nas manhãs dos dias 5 e 6 de setembro, mesas-redondas com os temas “Qualidade da EaD no Brasil: olhares e trajetórias investigativas compartilhadas“ e “Desafios da educação a distância na formação de professores” mantiveram o Auditório da Reitoria cheio de interessados em aprender mais sobre a modalidade.

 

Reunião dos Coordenadores de Nead no V Seminario Internacional de Educação a Distância

Merece destaque ainda a participação dos coordenadores dos Núcleos de Educação a Distância (Neads) durante todo o evento e, em especial, na reunião organizada pela equipe do Cerfead/Proen na Sala dos Conselhos, com a presença do pró-reitor de Ensino Adriano Larentes da Silva e do diretor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância Marco Antonio Neiva Koslosky.

Participaram coordenadores de Nead dos câmpus Criciúma, Florianópolis, Caçador, Tubarão, São Carlos, Jaraguá do Sul Centro, Jaraguá do Sul Rau, Urupema, Joinville, Palhoça Bilingue, São Miguel do Oeste e Gaspar. 

ENSINO