Comunicação

Veja o que faz a Diretoria de Comunicação

A Diretoria de Comunicação (Dircom) é responsável por planejar e coordenar as ações de comunicação institucional, bem como executar e promover a Política de Comunicação do IFSC. Cabe ainda à Dircom elaborar e executar o plano de comunicação da instituição e gerenciar as ações estratégicas de relacionamento com os públicos do instituto.

Entenda melhor o que faz cada setor da Dircom

Política de Comunicação do IFSC

Desde 2013, o IFSC possui uma política de comunicação, com princípios, diretrizes e estratégias que objetivam orientar, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento da instituição com os seus diversos públicos estratégicos.

Conheça a Política de Comunicação do IFSC, seus manuais e documentos de orientação

Serviços

Os serviços oferecidos pela Diretoria de Comunicação incluem atividades de jornalismo, produção audiovisual, relações públicas, publicidade, programação visual e eventos. 

Acesse aqui a lista com todos os serviços da Comunicação

Orientações e capacitações

O IFSC possui orientações, tutoriais e manuais e documentos de apoio relacionados aos processos de comunicação que podem auxiliar no dia a dia dos servidores.

Consulte aqui as orientações e capacitações realizadas pela Diretoria de Comunicação

Identidade visual

O zelo pelo uso da marca é uma das condutas que deve ser incorporada de forma permanente para garantir que a comunicação do IFSC seja estratégica. Como forma de consolidar e sedimentar a identidade visual da instituição, é importante que todos os servidores façam o uso correto da marca IFSC, seguindo as recomendações do Manual da Marca IFSC.

A Diretoria de Comunicação do IFSC disponibiliza diversos modelos de documentos com a marca já aplicada para serem utilizados pelos servidores.

Acesse os modelos de materiais gráficos institucionais(utilize o e-mail do IFSC para ter acesso)

Faça o download da Marca IFSC ou da marca do seu câmpus

Importante: não crie nenhuma marca sem consultar a Diretoria de Comunicação, uma vez que a aplicação indevida da marca IFSC pode prejudicar a imagem da instituição. Veja como solicitar a criação de uma marca clicando aqui.

Canais Institucionais de Comunicação do IFSC

O IFSC possui diversos canais institucionais de comunicação para se relacionar com seus públicos estratégicos. No Inventário de canais institucionais de comunicação, você encontra a lista dos canais geridos pela Comunicação do IFSC, de forma sistêmica (abrangendo todo o IFSC) ou local (abrangendo um ou mais câmpus), indicando os responsáveis, seu objetivo, periodicidade, público prioritário e secundário e linha editorial. 

Qualquer servidor ou setor pode sugerir à Diretoria de Comunicação a criação de um novo canal institucional que, se aprovado, passará a compor o Inventário de canais institucionais de comunicação. A criação de novos canais institucionais deve ser analisada pela Diretoria de Comunicação.

Consulte o serviço “Solicitar a criação de um canal de comunicação”

Orientações para servidores da área

Artes e templates

Banco de Imagens

Disponibilizamos imagens que podem ser usadas para ilustrar as artes - quando não houver fotos específicas como no caso de algumas notícias, por exemplo:

Se não encontrar a imagem desejada e precisar de alguma específica, entre em contato com programacaovisual@ifsc.edu.br.

Orientações para servidores da Diretoria de Comunicação

Como forma de organização de trabalho, a equipe da Dircom utiliza os seguintes quadros no Trello:

Além disso, também temos uma pasta específica no Google Drive.

Equipe