Gestão de Documentos

Saiba como é realizada a política de gestão de documentos no IFSC

A Gestão de Documentos é a área responsável por coordenar a política de gestão arquivística de documentos por meio de diretrizes, normas e instrumentos, com vistas a produzir e preservar documentos arquivísticos confiáveis, autênticos, acessíveis pelo tempo necessário, bem como, garantir a preservação da memória e do patrimônio documental institucional.

Planos, manuais e modelos

Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais

Regulamentações e orientações técnicas

Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais

Externas

Internas

Preservação Digital

Assinatura Digital com o uso da Certificação do ICP Brasil

Digitalização de Documentos Arquivísticos e Digitalização Acervo do Acadêmico 

Externas

  • Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
    • Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018 - Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
    • Portaria nº 332, de 13 de março de 2020  - Dispõe sobre a alteração no prazo contido no caput do art. 45 da Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018.
  • Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020 - Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais.
  • Resolução Conarq nº 48, de 10 de novembro de 2021 - Estabelece diretrizes e orientações aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos quanto aos procedimentos técnicos a serem observados no processo de digitalização de documentos públicos ou privados.
  • Resolução Conarq nº 31, de 28 de abril de 2010 - Dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes.

Internas

  • PDI 2020-2024 - Capítulo 9: Infraestrutura -  Projeto de Acervo Acadêmico em Meio Digital
  • Nota Técnica DGC/Prodin nº 1, de 18 de setembro de 2019 - A Digitalização de documentos e o uso de representantes digitais para efetivação da matrícula do aluno - O acesso ao documento é mediante login (utilize os dados de acesso ao SIGRH). Caso não consiga realizar login, abra um chamado para a Diretoria de Comunicação em chamados.ifsc.edu.br.

Destinação de Documentos: Eliminação de Documentos ou Recolhimento ao Arquivo Central

Externas

Internas

Capacitações e materiais de apoio

Acesse os materiais relacionados à Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais

O acesso à página é mediante login (utilize os dados de acesso ao SIGRH).
Caso não consiga realizar login, abra um chamado para a Diretoria de Comunicação em chamados.ifsc.edu.br.