Gestão de Documentos

Saiba como é realizada a política de gestão de documentos no IFSC

A Gestão de Documentos é a área responsável por coordenar a política de gestão arquivística de documentos por meio de diretrizes, normas e instrumentos, com vistas a produzir e preservar documentos arquivísticos confiáveis, autênticos, acessíveis pelo tempo necessário, bem como, garantir a preservação da memória e do patrimônio documental institucional.

Entre os assuntos tratados pela Coordenadoria de Gestão de Documentos estão:

  • Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais: a Gestão de Documentos ou Gestão Arquivística de Documentos consiste no conjunto de  procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente; 
  • Preservação Digital: A preservação digital é um conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e interpretação dos documentos digitais pelo tempo que for necessário;
  • Assinatura Digital com o uso da Certificação do ICP Brasil: a assinatura digital com o uso da Certificação do ICP Brasil foi reconhecida com a publicação da Medida Provisória nº 2.200, de 24 de agosto de 2001;
  • Digitalização de Documentos Arquivísticos e Digitalização Acervo do Acadêmico: A digitalização é entendida como um processo de conversão dos documentos arquivísticos para o formato digital. Desse modo, o documento digitalizado é definido como um “representante digital”, ou seja, trata-se da representação em formato de arquivo digital de um documento não digital.
  • Destinação de Documentos - Eliminação de Documentos ou Recolhimento ao Arquivo Central: A destinação de documentos é a decisão fundamentada na avaliação dos documentos quanto ao encaminhamento dos mesmos para a guarda permanente em Arquivo Central ou eliminação, conforme processo. Na avaliação é realizada a análise do documento que estabelece os prazos de guarda e destinação, de acordo com as tabelas de temporalidade e destinação de documentos de arquivo adotadas pelo IFSC.

Planos, manuais e modelos

Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais

Regulamentações e orientações técnicas

Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais

Externas

Internas

Preservação Digital

Assinatura Digital com o uso da Certificação do ICP Brasil

Digitalização de Documentos Arquivísticos e Digitalização Acervo do Acadêmico 

Externas

  • Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 - Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
    • Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018 - Dispõe sobre os procedimentos de supervisão e monitoramento de instituições de educação superior integrantes do sistema federal de ensino e de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato sensu, nas modalidades presencial e a distância.
    • Portaria nº 332, de 13 de março de 2020  - Dispõe sobre a alteração no prazo contido no caput do art. 45 da Portaria nº 315, de 4 de abril de 2018.
  • Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020 - Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais.
  • Resolução Conarq nº 48, de 10 de novembro de 2021 - Estabelece diretrizes e orientações aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos quanto aos procedimentos técnicos a serem observados no processo de digitalização de documentos públicos ou privados.
  • Resolução Conarq nº 31, de 28 de abril de 2010 - Dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes.

Internas

Destinação de Documentos: Eliminação de Documentos ou Recolhimento ao Arquivo Central

Externas

Internas

Capacitações e materiais de apoio

Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais e Não Digitais