Segurança do Trabalho
Segurança do Trabalho
Conheça as ações relativas à Segurança do Trabalho
A área de de Segurança do Trabalho, vinculada à Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, da Diretoria de Gestão de Pessoas, é responsável por promover medidas preventivas, executar procedimentos relativos à segurança no trabalho no âmbito dos câmpus do IFSC e atividades correlatas.
Acesse os serviços relacionados à área Segurança do Trabalho
Adicionais Ocupacionais
Insalubridade, periculosidade, irradiação ionizante, gratificação por trabalhos com raios-x
Os ambientes que possuem riscos ocupacionais de natureza física, química, biológica, ergonômica e/ou de acidentes devem ser inspecionados para avaliar a necessidade de adequação, implantação de medidas de segurança ou, como último recurso, a implantação da indenização por exposição dos servidores a riscos ocupacionais, a depender da atividade executada no local.
Planos, manuais e modelos
- Fluxo de solicitação de adicional ocupacional, emissão de Laudo Ocupacional Individual e Ambiental
- Requerimento de Laudo Técnico Individual (LTI) para servidores
- Requerimento de Laudo Técnico Ambiental Ocupacional
- Requerimento de Pedido de Reconsideração de Laudo Ambiental ou Laudo Técnico Individual
- Catálogo de EPIs e EPCs
Regulamentações e orientações técnicas
- Instrução Normativa nº 15/22 da SGP/SEGGG/ME
- Laudo Técnico Individual para servidor que ocupe função de chefia ou direção: Art. 11, inciso IV da Instrução Normativa SGP/SEGGG /ME nº 15/2022
- Norma Regulamentadora nº 15 do MTE - Atividades e Operações Insalubres
- Norma Regulamentadora nº 16 do MTE - Atividades e Operações Perigosas
- Demais Normas Regulamentadoras do MTE
- Decreto 97458/1989
- Decreto-Lei nº 1873/1981
- Lei nº 8112/1990, Art. 68-72
- Lei nº 8270/1991, Art. 12
- Portaria nº 3214/1978
- Decreto no 877/1993
- Decreto 81384/1978
Orientações para quem atua na Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho
Modelos de checklist:
- Modelo 1 - Checklist verificações inspeção para Laudo Ambiental
- Modelo 2 - Checklist verificações inspeção para LTI
- Modelo 3 - Checklist verificações inspeção para Laudo Ambiental em Labs. envolvendo Eletricidade
- Modelo 4 - Checklist verificações inspeção para LTI em Laboratórios envolvendo Eletricidade
- Orientações e procedimentos vistoria referente a laudo técnico de adicionais ocupacionais
Modelo de Relatório de Inspeção de Segurança do Trabalho
Equipe
Ficou com dúvidas, entre em contato com seguranca.trabalho@ifsc.edu.br.
Veja os contatos da Área de Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um formulário que possui campos a serem preenchidos com todas as informações relativas à vida funcional do interessado. A exigência da emissão do documento abrange aqueles que laborem expostos a agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial, ainda que não presentes os requisitos para a concessão desse benefício, seja pela eficácia dos equipamentos de proteção, coletivos ou individuais, seja por não se caracterizar a permanência de exposição ao risco.
Planos, manuais e modelos
- Modelo de PPP
- Instruções de preenchimento do PPP
- Fluxo de solicitação de Perfil Profissiográfico Previdenciário
- Requerimento para solicitação de parecer-médico pericial, aposentadoria especial e/ou abono de permanência
Regulamentações e orientações técnicas
- Portaria SGP/SEDGG/ME nº 10.360/2022
- Decreto no 53.831/1964
- Decreto no 83.080/1979
- Decreto no 2.172/1997
- Decreto no 3.048/1999
- Lei nº 8.213/1991
- Lei nº 9.732/1998
- Emenda Constitucional nº 103/2019
- Orientação Normativa nº 16/2013 da SGP/MPOG (revogada)
- Instrução Normativa PRES/INSS nº 133/2022
Orientações para quem atua em Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP)
Fluxo de solicitação de Perfil Profissiográfico Previdenciário
A CGP/DGPF deverá reunir e anexar ao processo de solicitação de PPP:
- Todos os laudos ocupacionais que deram embasamento para o pagamento do adicional ocupacional a(o) servidor(a);
- Portarias de concessão de adicional ocupacional (de acordo com os laudos de cada época) ou histórico de pagamento de adicional ocupacional para o(a) servidor(a), com respectivos períodos, datas e cargos;
- Cópia de LTCAT, se houver;
- Histórico de afastamentos do servidor(a);
- PPP devidamente preenchido e assinado (pode ser solicitado auxílio no preenchimento para a Segurança do Trabalho, via e-mail).
Equipe
Ficou com dúvidas, entre em contato com seguranca.trabalho@ifsc.edu.br.
Veja os contatos da Área de Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)